segunda-feira, 27 de maio de 2013

3- Textos: A CRIANÇA E SEU DESENHO


Clicando nos títulos abaixo você terá acesso a informações sobre os teóricos que escreveram sobre a construção do desenho infantil

A criança e seu desenho

2 comentários:

  1. Segundo Luquet, o desenho proporciona fazes de evolução para as crianças, além de ser um exercício satisfatório e agradável, mas que muitas vezes trazendo a insatisfação de não poder realizar a perfeição no desenho. Com isso, a aprendizagem torna-se um estágio, a cada desenho uma evolução, assim passando de um simples rabisco, para uma expressão de detalhes das ações, organizações gráficas e criatividade que a criança apresenta.
    Viktor Lowenfeld argumenta a ideia de que o desenho não pode ser aprendido como uma disciplina, mas sim que as crianças possam se expressar naturalmente de forma original, transpassando suas emoções sem nenhuma interferência de um adulto, ou seja, os educadores têm como função deixa-los livres para expor o que sabem, pois seu prazer esta em abusar do material não importando qual for o resultado final, mas que a criança tenha a liberdade de se expor.
    Como o ser humano constrói o conhecimento? segundo Piaget o conhecimento é como algo móvel e dinâmico, ou seja esta na ação do indivíduo, quando passa a interagir e conhecer novos conceitos de cultura, e assim, contribuindo significativamente para o processo de construção do conhecimento.
    A relação entre a cultura e o desenho, torna-se importantíssima para o desenvolvimento da criança. Segundo Vygotsky, a complexidade que envolve os aspectos culturais da nossa sociedade é de grande ajuda em ampliar experiência, fazendo com que a criança tenha relação ao conhecimento da história que a cultura apresenta e assim podendo desenvolver sua capacidade de criar, imaginar, aumentando seu crescimento, suas qualidades e habilidade ao produzir seu desenho.

    ResponderExcluir
  2. Segundo Luquet, o desenho proporciona fazes de evolução para as crianças,Vygotsky, a complexidade que envolve os aspectos culturais da nossa sociedade é de grande ajuda em ampliar experiênciaViktor Lowenfeld argumenta a ideia de que o desenho não pode ser aprendido como uma disciplina, mas sim que as crianças possam se expressar naturalmente de forma original,

    ResponderExcluir